Novidade: O3D – Deixando de ser um plugin e se tornando uma biblioteca JavaScript rodando em cima de WebGL


Jbwebmaster – João Batista Dantas Bezerra Júnior

Criada pelo Google , a mais de um ano, para a criação interativa de aplicações 3D que rode em navegador Web ou em uma janela XUL aplicação desktop, o O3D é open source e com ele podem ser criados para uso em qualquer área de aplicação, no entanto, é voltada para jogos, propagandas, os telespectadores modelo 3D, demonstrações de produtos, simulações, aplicações de engenharia, sistemas de controle e monitoramento ou mundos virtuais. O O3D está atualmente em Laboratório de incubação do Google e implantado como plugin experimental no navegador.

Escrito em linguagem C, O3D é visto como a ponte entre o 3D do desktop baseado em aplicativos gráficos de forma acelerada e navegadores da Web em formato HTML, seus defensores afirmam que a criação de um completo mecanismo de gráficos 3D que pode ser baixado e executado através de navegadores web, pode eliminar a necessidade de instalar aplicativos grandes em um computador local. Além disso, o O3D usa um plug-in que permite a arquitetura baseada em 3 desenvolvedores para integrar a funcionalidade personalizada, como efeitos de renderização pré e pós, sistemas de partículas e / ou motores de física. Esse seria o primeiro passo rumo à internet em terceira dimensão, segundo o Google, que deve começar pela criação de games mais realistas na web, substituindo os jogos em Flash, com a ideia de atrair um público de jogadores casuais.

Hoje o projeto O3D está mudando de direção, evoluindo de um plug-in para uma biblioteca JavaScript que roda em cima do WebGL., os usuários e desenvolvedores poderão ainda fazer o download do plug-in O3D e código-fonte  pelo  período um ano, mas que não seja uma versão de manutenção, o Google planeja parar de desenvolver O3D como um plug-in e se concentrar em melhorar WebGL e O3D como biblioteca JavaScript.

A execução de JavaScript O3D está ainda no início, mas você pode encontrar uma cópia dele no site do projeto O3D e ver algumas das amostras O3D WebGL a partir de um navegador. Como falta a alguns navegadores funcionalidades necessárias como o carregamento de comprimidos ativos, nem todas as características de O3D pode ser implementada puramente em JavaScript. Pretende-se trabalhar para dar essa funcionalidade ao navegador, e todas as capacidades necessárias para a entrega de alta qualidade de conteúdo 3D.

Vídeo de demonstração da nova tecnologia:

Para executar o game em browser, o Google utiliza o WebGL, a API do Canvas e elementos de áudio do HTML 5, uma API de armazenamento local e WebSockets para demonstrar as possibilidades das aplicações web para os novos navegadores.

Vídeo de demonstração da nova tecnologia:

Baseado no projeto Jake2, compilado para Javascript usando o Google Web Toolkit (GWT). Jake 2 é uma porta de Java de código fonte original do Quake II, que tem seu código aberto pela id Software.

 

FONTES:

2 thoughts on “Novidade: O3D – Deixando de ser um plugin e se tornando uma biblioteca JavaScript rodando em cima de WebGL

    1. Ainda falta muito para que os desenvolvedores agradem gregos e troianos, isso pelo fato da diferença entre os interpretadores dos browser, mas acho que você baixou o plugin O3D até porque ele vai ficar disponível para download durante um ano, no entanto esses bugs que você tanto reclama se dá pela não atualização desse plug-in, pois o Google atuamente se concentra em melhorar WebGL e usar o O3D como Biblioteca JavaScript. Vale salientar que essa tecnologia se encontra em fase de manutenção, sendo o seu feedback importantissimo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s