Linguagem PHP: 3ª Parte (Criando o Banco de Dados no phpmyadmin) – Criando uma Agenda de Contatos.


Criando uma Agenda de Contatos – Criando o Banco de Dados no phpmyadmin

Jbwebmaster João Batista Dantas Bezerra Júnior

Olá pessoal, seguindo a sequência do tutorial, vamos criar o banco de dados. Para isso vamos usar o phpmyadmin que já vem no próprio xampp ou wampp, verá que é bem simples de usar e que também é bastante completo, não ficando pra traz de nenhum outro programa para criação de banco de dados.

Para começar digite no seu navegador localhost/phpmyadmin/, seguida na tela inicial você já poderá digitar o nome do banco de dados que desejar, no nosso caso será agendatel tudo junto e minúsculo, além disso você deverá escolher a collate utf8_unicode_ci , pois é um padrão internacional que suporta 65 mil caracteres, permitindo considerar todos os diferentes caracteres de todos idiomas falados no mundo. Deverá ficar assim:

Tela inicial do phpmyadmin, nome do banco de dados.

Feito isso vamos criar a primeira tabela chamada de agenda e que possui 5 campos, do jeito que está na imagem:

Criando a Tabela Agenda.

Agora vamos dar nomes aos campos e configurar seu tipo, tamanho, se é not null ou nul, auto_increment e etc. Feito o que está na imagem clique no botão salvar.

Nomeando as campos e configurando!

Criando a tabela menu que possui 4 campos.

Tabela Menu

Agora configurando essa tabela do mesmo modo que fizemos com a tabela agenda.

Nomeando e configurando os dados da tabela menu.

Pronto seu banco de dados está criado, agora precisa apenas inserir os dados na tabela menu, no nosso caso temos apenas dois link, então para não perder tempo vou mostrar como você poderá preencher os campos com seus respectivos valores, porém vou importar os dados executando na query do phpmyadmin.

Bem para colocar os dados um a um você clica na aba inserir e em seguida digita os dados:

Inserindo dados na tabela.

Para importar usando a query do phpmyadmin vá até a aba sql, digite ou copie e cole o código abaixo:

INSERT INTO `menu` (`id`, `nomeMenu`, `link`, `title`) VALUES
(null, 'Cadastrar um Número', 'CadAgenda.php', 'Cadastrar Números na agenda.'),
(null, 'Números da Agenda', 'ListaAgenda.php', 'Listar  os Números da Agenda');
Inserindo os dados na tabela menu usando a aba sql.

Bem agora até o próximo post, valeu!

7 thoughts on “Linguagem PHP: 3ª Parte (Criando o Banco de Dados no phpmyadmin) – Criando uma Agenda de Contatos.

  1. Meu amigo, muito bom o seu tutorial. Era exatamente o que eu precisava pra começar a estudar PHP/mySQL, muito obrigado mesmo!!!!

    Aguardo ansiosamente o proximo post, onde voce deve concluir o tutorial, imagino.

    Um grande abraço,
    Akira

  2. Cara, eu procuro por uma estrutura dessa ha muito tempo, muito bom esse post, estou atentamente aguardando o proximo, até para melhorar o meu desenvolvimento.

    Valeu

  3. estou começando a aprender o php com o banco de dados agora, e sempre que vou conectar minha pagina com o banco de dados da errado, teria como vc me ajuda desde ja agradeço.

  4. Muito bom post,
    Espero ansiosamente pelo próximo capitulo, pois acabara de iniciar meus estudos em PHP e mySql e estes posts estão ajudando muito a compreender com detalhes cada uma das funções e comandos do banco. Estou no aguardo.

    Att,

    Raul DM.

    1. Blz, to bastante ocupado nesses meses além do que minha casa foi arrombada, ai fiquei sem meus computadores…osso…mas se deus quiser to retomando…!
      vlw!

Deixe uma resposta

